Agilizando processos: Observando Gargalos
- Marcos Barcelos
- 6 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Deep diving jornada
Falei um pouco disso aqui , mas a importância do mergulhar na jornada tem muita ligação com o interesse, desenvolve a criatividade e depende da vontade de aprender. Afinal ser RevOps é aprender, empresas tem softwares diferentes e a nossa característica não é apenas ser especialista no software X e sim ser um entusiasta do novo e aprender rapidamente um novo software.
Painéis de Métricas
Importante definir métricas operacionais, como % conversão, ciclo de vendas, interação com o cliente após commit*, abertura de tickets no suporte, perdidos, motivos de perdas e acompanha-las, assim ficará mais fácil identificar padrões. Estar perto da operação e ter uma escuta para ouvir problemas é importante.
Insight
Naturalmente vem quando você está dentro da operação e das métricas, as mudanças podem ser vistas como obvias, afinal depois de construir solução elas parecem de fato óbvias, mas lembre-se de se dar o crédito, deixarei uma postagem muito boa aqui sobre isso, e também entenda que provavelmente você sabe como resolver de forma a satisfazer a operação e o cliente.
Operação
Apenas conhece a operação quem está presente nos rituais e entende conceitos específicos da área, então estude e compreenda profundamente as áreas que compõem revenue. Acompanhe a operação, sem esse contato os gargalos observados serão rasos, o time não irá usar o novo processo e só irá satisfazer pessoas que também estão afastadas da operação.
Motivação
Recentemente observei um gargalo operacional e foquei em resolve-lo, pois via que a operação teria ali um problema futuro, após implementar vi tirar um peso das costas do time e fazê-lo performar melhor. Boom ideia desse texto.
Quando você tem a visão de toda a jornada de revenue gargalos são identificados mais rápidos.
Commit: Ponto de ganho da jornada, normalmente representa a assinatura do contrato.
Comentarios