RevOps: Resiliência em objetivos (Português/English)
- Marcos Barcelos
- 22 de out. de 2023
- 2 min de leitura
If you want to read in english -> RevOps: Resilience in goals

Introdução
Constantemente os profissionais de RevOps se vêem envolvidos em demandas que nunca foram desenvolvidas anteriormente. Como prever e dar um prazo para essas demandas, e porque não devemos parar no “não dá para fazer em nosso sistema”?
Motivação
Para trazer ideias iniciais me baseei no curso Gestão de Projetos, do Veduca, onde a previsão de projetos incertos é feita e o que me motivou a trazer essa discussão foi o capitulo 3 do livro Gerenciando a si mesmo.(O mecanismo da resiliência)

Mergulhando
Existem 2 tipos de itens desconhecidos, o 1º é quando você conhece uma funcionalidade que irá te ajudar e com isso você já consegue dar um prazo para o desenvolvimento da melhoria. O 2º quando você desconhece. O que tem funcionado em minha carreira é: antes de dar o prazo final, dar um prazo para a descoberta e aí nos esbarramos na resiliência.
Descobrindo a roda
Obedeça o prazo dado , tente trabalhar durante esse prazo e não dê o veredito da descoberta antes, não conseguiu na segunda feira, na terça tente de outra forma. Conseguiu na segunda, na terça teste e veja se consiga implementar melhoria, olhe de outra forma, converse com os stakeholders. Não desista no primeiro “não dá para fazer nesse sistema.”
Obs: as vezes a solução vem no desespero, ou no banho 😂
Rotas
Um otimo exercicio é estipular pelo menos 3 histórias de usuarios, o operador que sabe mexer no sistema, o operador que grava os lugares que tem que apertar e não sabe mexer no sistema e o gestor. Pois isso irá te motivar a melhorar a descoberta, ou a buscar outra solução.
Sempre que estiver procurando a roda redonda, se concentre. Pense nos impactos, nos operadores, nas aréas de passagem de bastão e nos objetivos.
No fim do período de descoberta marque uma reunião e dê o seu prazo de desenvolvimento.
Comments